Nossos Posts

O que é a Constelação Familiar?

Antes de nós milhares de pessoas fizeram parte da nossa família, é uma missão quase impossível saber quem foram todas elas, mas você sabia que a energia e as coisas que elas fizeram podem influenciar a sua vida? Não temos o hábito de parar para pensar nessas pessoas que vieram antes de nós porque sentimos que estamos separados uns dos outros, que somos seres individuais, e que nossa história coletiva não faz diferença na nossa própria história, mas as coisas não são bem assim.

Todos os tipos de grupos formam uma espécie de sistema. Por exemplo, você tem um grupo de amigos, você tem sua família (pai, mãe, irmãs e irmãos) e sua família geral, tios, tias, primos, primas, avós e avôs, além de grupo de trabalho, estudo, a população da cidade em que mora, e por aí vai. Tudo isso influência a sua vida de alguma forma, algumas vezes de forma mais intensa e outras vezes essa influência é quase imperceptível. E é claro que a nossa família é o grupo que mais mexe com a gente, já que estamos diretamente ligados a eles, não é mesmo? Você pode trocar seus amigos, sua cidade, seu trabalho, mas não é possível se desvincular completamente dos seus pais, irmãos ou filhos.

Dessa forma os processos familiares são percebidos no campo profissional, amoroso, financeiro, na nossa saúde e em diferentes áreas da vida. É por meio desse sistema que as constelações familiares trabalham e nos ajudam a resolver padrões repetidos para que sejam possíveis novas escolhas, um novo caminho e um próximo passo em direção ao sucesso, a alegria, a cura e a leveza.

Se fizermos as contas de sete gerações antes de nós conseguimos o total de 128 pessoas no seu círculo familiar em 210 anos. Aumentando para onze gerações, esse número salta para 2048 pessoas em 330 anos. Não é possível imaginar quanto amor, força, coragem, tristeza, escassez e sofrimento essas pessoas vivenciaram.

Constelação Familiar, também chamada de Constelação Sistêmica é uma nova abordagem Sistêmica Fenomenológica criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger após anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo, buscando o diagnóstico e solução de problemas e conflitos.

O resultado desses experimentos se transformou em um trabalho simples, direto e profundo que se baseia em um conjunto de “leis” naturais que regem o equilíbrio dos sistemas que o próprio Bert gosta de chamar de “Ordens do Amor”.

BERT HELLINGER

Bert Helliger nasceu na Alemanha em 1925 e formou-se em Filosofia, Teologia e Pedagogia. Como sacerdote católico viveu e trabalhou durante 16 anos como missionário na África do Sul, junto a comunidade dos Zulus. Após deixar a ordem religiosa, dedicou-se a uma formação terapêutica diversificada que abrange desde a psicanálise até a terapia familiar, incluindo a terapia primal, a terapia da gestalt, a análise transacional e a hipnoterapia. Sua contribuição mais original é o seu modelo de Constelações Familiares, baseado numa visão integral e profunda da realidade humana. A partir das constelações familiares, ampliou seu método de trabalho para outros sistemas, assim como as constelações empresariais, constelações organizacionais, constelações educacionais, os conflitos étnicos, etc. O conjunto de todos os tipos de constelações advindas do modelo criado por Bert Hellinger, passou a ser chamado de Constelações Sistêmicas.

Esta terapia impressiona por sua ação no nível anímico, isto é, na cura da alma, e por sua dinâmica extraordinária, em que agentes “representam” personagens familiares, “representam” profissões, “representam” empresas, “representam” imóveis, “representam” sintomas e doenças, e assim por diante.

Isto ocorre porque forma-se um campo quântico no qual a telepatia atua como resultado da interconexão entre os níveis  informacionais das mentes humanas. Atualmente é uma das terapias que mais mobilizam pessoas em todo o mundo.

Acompanhem nossos posts e entenda como funcionam as constelações e os elementos que compõem os sistemas.
Instagram
Facebook.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Precisa de ajuda ?