Sobre Nós

Conheça a nossa história

Sobre o método

História das
Constelações

A Constelação Familiar ou Sistêmica olha para as diversas consciências as quais somos tomados. A vivência terapêutica das constelações se tornou um método poderoso e eficaz que pode vir a identificar situações problemáticas ao apresentar por fenomenologias dinâmicas ocultas inconscientes comportamentais abrindo caminho para o equilíbrio familiar, o fluir do amor, da prosperidade e do respeito.

Participe de nossas vivências sistêmicas, temos as opções de atendimento em grupo, individual e organizacional.

A Constelação Familiar ou Sistêmica foi desenvolvida pelo professor, filósofo e pedagogo, o alemão Bert Hellinger estudioso das relações humanas, profundo observador e investigador. “Bert Hellinger afirma que emaranhamentos estão diretamente ligados a transgressões consciente ou inconsciente dessas três leis ou ordens do amor”.

“A primeira lei se refere à pertinência: todos têm o igual direito de pertencer; A segunda lei se refere ao equilíbrio entre dar e receber; A terceira lei diz que há uma hierarquia de tempo: os mais antigos vêm primeiro e os mais novos vêm depois”.

Bert Hellinger nasceu na Alemanha em 1925 formou-se em Filosofia, Teologia e Pedagogia, ex sacerdote viveu e trabalhou durante longos anos como missionário na África do Sul em pleno apartheid junto a comunidade dos Zulus, após deixar a ordem religiosa casou-se e continuou seus estudos diversificados nas áreas de psicanálise em geral.

Estudou profundamente a terapeuta famosa Virgínia Satir que falava dos elos sistêmicos familiares, as lealdades invisíveis do húngaro Ivan Nagy, Terapia primal Artur Janov, analise de script Eric Berne, hipnoterapia Milton Erickson e psicodrama de Moreno, dando sequência nos conhecimentos adquiridos ao longo de 30 anos, desenvolveu as constelações familiares agregando as três leis que denominou de ordens do amor e a terapia breve de resolução de conflitos existenciais o que explica em parte sua receptividade na resolução de conflitos na justiça brasileira tendo o Juiz Sami Storch como pioneiro em sua utilização trazendo um novo conceito chamado Direito Sistêmico.

Essa técnica mobiliza pessoas do mundo inteiro Bert Hellinger é reconhecido internacionalmente, faleceu em setembro de 2019 e esteve no Brasil em várias ocasiões.

Trechos extraídos do livro Um Lugar Para os Excluídos.

Missão do Instituto Ciclo Sistêmico BH

O Instituto Ciclo Sistêmico BH, coordenado por Andréa Evaristo Coelho Rocha, objetiva o desenvolvimento do indivíduo sob a ótica do paradigma sistêmico agregando multiplicidade de conhecimentos que instigam mudanças estruturais profundas.

O Instituto surgiu por uma força propulsora, extraordinária e criativa.

Os cursos e diversos trabalhos capacitam pessoas para atuar em diversos seguimentos profissionais numa perspectiva sensibilizada para as questões profundas do ser humano. Objetivamente esses treinamentos promovem a pacificação social no âmbito da justiça, educação ampliada e inclusiva. Atuam também em prol da saúde física, mental e emocional.

Estamos abertos a comunicação com os setores sociais, privados e parcerias engajadas na valorização da vida, a ressignificação de crenças, o cuidar dos que são cuidadores das dores emocionais e gestão de pessoas.

O pensamento sistêmico é epistêmico por isso incentivamos novas metodologias e pesquisas que promovam: Porque não dizer a felicidade das pessoas? Acreditamos que a sociedade se beneficia destes trabalhos que promovem o bem-estar.

Os cursos também proporcionam novos encontros, parcerias, o restabelecimento do dialogo familiar e a reconciliação com a ancestralidade.

O Instituto agradece imensamente todos os seus colaboradores que já passaram por aqui e os atuais.

Estejam conosco nesse novo jeito de coexistir!

Grande abraço.

Andrea Evaristo Coelho Rocha

Bacharel em Direito Faculdade Pitágoras / Terapeuta Sistêmica Formada pelo Instituto Imensa Vida com Chancela da ABC Sistemas – (Associação Brasileira de Constelações Sistêmicas).

Pioneira em Minas Gerais com o uso da Constelação no judiciário na Vara de família para resolução de conflitos Contagem MG.

Membro Consultor da Comissão Estadual de Direito Sistêmico OAB MG 2018.

Consteladora no CEJUSC BH.  Facilitadora de Workshops de Constelação Familiar Sistêmica, Organizacional e Judicial em Belo Horizonte, Varginha, Itaúna e outras cidades.

Atuou aplicando as Constelações Sistêmicas ao Grupo mulheres CERNA,  pontuando que utilização dessa ferramenta nesse âmbito requer um modelo adaptado de empoderamento do feminino e com todo suporte dos psicólogos da casa naquele período – Centro Risoleta Neves de Atendimento à Mulher em situação de violência.

Certificada pela Universidade Federal de Viçosa em Terapias Complementares Reiki 3 níveis, Radiestesia, Aurícula, Cromoterapia, Florais e outras.

Praticante de Meditação Raja Yoga 25 anos. Palestras sobre o tema, OAB Contagem, Betim e Viçosa,  Faculdades UFMG e Una Contagem.

Coordenadora e Facilitadora de formação em Constelação Familiar & Ciclo Sistêmico BH.