Nossos Posts

TELE CICLO SISTÊMICO

Um jeito divertido de aprender percepção sistêmica

No texto de hoje vamos apresentar alguns filmes que podem colaborar para o entendimento das constelações.

Um Homem de Sorte

No fim do século XIX, Peter Sidenius, um ambicioso jovem de uma devota família cristã da Dinamarca Ocidental, viaja para a capital, Copenhague, para estudar engenharia, rebelando-se contra o pai clérigo. Peter se envolve com uma família judia rica e intelectual, seduzindo a filha mais velha, Jakobe. Agora chamando a si próprio de Per, ele desenvolve um projeto de engenharia de grande escala, com a construção de uma série de canais em sua terra natal, a Jutlândia, e busca recursos para consumar seu sonho. Porém, assim que parece que conseguirá torná-lo realidade, seu orgulho o atrapalha.

Análise Tele Ciclo Sistêmico BH

Neste filme percebe-se nitidamente que o protagonista Peter Sidenius trava uma batalha intensa para romper com as tradições de sua família sendo consumido pela lealdade inconsciente a eles.  Também é possível observar a criança extremante ferida que o leva a um processo de auto sabotagem em um momento crucial em relação a seus grandes projetos. Ressalta-se aqui a criança liberando um trauma em um momento significativo para o Peter adulto. Para complicar ainda mais ele faz uma serie de repetições inclusive uma doença incurável além de abandonar aqueles a quem ama em uma profunda expiação. Seu grande amor apesar de uma vida diferente é afetado e vai tentar se salvar por um processo também de expiação. Enfim um filme angustiante sistemicamente falando que deixa uma profunda reflexão sobre o lindo e profundo trabalho dos Consteladores, que ao aplicar a vivência possibilitam que o Constelante resignifique sua história em concordância com suas possibilidades.

Moana Waialiki

Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.

Análise Tele Ciclo Sistêmico BH

Um desenho muito gostoso de assistir Moana se sente atraída por um segredo de sua tribo desde que era uma criança e não conseguindo resistir a esse chamado segue seu destino experimentando muitas aventuras, passando por diversos desafios sendo que em um deles toma a força de seu ancestrais, um dos momentos mais lindos do filme. Fica aí a dica para assistir novamente pelo viés do olhar sistêmico.

O Poderoso Chefão

 O Poderoso Chefão…”Do lado de fora, no meio da festa, está o terceiro filho de Vito, Michael (Al Pacino), um capitão da marinha muito decorado que há pouco voltou da 2ª Guerra Mundial. Universitário educado, sensível e perceptivo, ele quase não é notado pela maioria dos presentes, com exceção de uma namorada da faculdade, Kay Adams (Diane Keaton), que não tem descendência italiana mas que ele ama…”

Tele Ciclo Sistêmico BH

O poderoso chefão e um dos meus filmes preferidos, Vito o terceiro filho de Don Corleone não consegue traçar uma vida diferente de seu clã mafioso embora seja esse o seu desejo. Isso vai comprometer profundamente sua vida e seu casamento. Assista o filme pela ótica das constelações familiares.

As Pontes de Madison

Após a morte de Francesca Johnson (Meryl Streep), uma proprietária rural do interior do Iowa, seus filhos descobrem, através de cartas que a mãe deixou, do forte envolvimento que ela teve com um fotógrafo (Clint Eastwood) da National Geographic, quando a família se ausentou de casa por quatro dias. Estas revelações fazem os filhos questionarem seus próprios casamentos.

Análise Tele Ciclo Sistêmico BH

Um filme para o universo dos adultos onde será possível compreender as dinâmicas que envolvem uma traição e acompanhar o adultecer dos filhos ao olharem para a mãe deles e ressignificarem suas próprias vidas. Um filme lindo vale conferir novamente quem já assistiu pelo viés do pensamento sistêmico

Julieta

O estudo dos sentimentos: Julieta é um filme sobre culpa, sobre passado e sobre passagem do tempo. Sobre deslocamentos (físicos e não-físicos), sobre arrependimentos e, acima de tudo, sobre a dor humana. No coletiva do filme em Cannes, Almodóvar afirmou, inclusive que “a dor não é um tema em Julieta, mas uma das personagens e talvez a personagem mais importante do filme”. Ao ser abandonada, sem explicações, pela filha – um dos eixos da trama (e isso não é um spoiler!) -, a protagonista se vê perdida entre lembranças e sentimentos. Por meio de um notável trabalho de interpretação de Adriana e Emma, Almodóvar constrói esse quadro sombrio com discrição na frente do espectador. O resultado é algo que transita entre o fascinante e o incômodo. E que, em suma, mostra variadas nuances da fragilidade humana. (By Amauri Terto)

Tele Ciclo Sistêmico BH

Esse filme foi indicado por três mulheres clientes. Duas irmãs e a mãe delas, interessante porque Almodóvar tem um olhar peculiar para o universo feminino. Ao assistir você irá lentamente para o campo das percepções sistêmicas neste belo e intrigante filme. Me recordei quando um professor me salientava é preciso se emocionar com o que o constelante lhe apresenta. Sim um profundo estudo dos sentimentos, lealdades e Culpa.

Divertida Mente

Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle – e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.

Análise Tele Ciclo Sistêmico BH

Um jeito divertido de perceber que tudo faz parte. Neste filme memórias emocionais são arquivadas e acessadas de acordo com as circunstâncias. Seria possível apontar na dinâmica do filme uma alusão ao campo de informação dos indivíduos que ocorre no campo das constelações. Vale conferir!

Seriados

Segue a indicação de dois seriados. As histórias de super-heróis que as crianças e as crianças dos adultos adoram. No pensamento sistêmico observa-se uma dinâmica bem frequente, os filhos se colocando em sacrifício para salvar os pais ou seu sistema. Geralmente os heróis morrem, precisam constantemente escolher se salvam a si ou alguém. Aqui é possivel considerar que em sua maioria os heróis estão em um grande flerte com a morte. No cinema para que as pessoas não se entristeçam e dado a eles poderes, assim permanecem vivos. Entretanto a vida como ela é as complicações dos heróis são bem intensas e pesadas.

The Flash

Barry Allen (Grant Gustin) era um funcionário da Polícia Científica que, ao sofrer um acidente, foi banhado por produtos químicos em seu laboratório e, em seguida, atingido por um raio. Foi a partir disso que ele começou a ser capaz de canalizar os poderes vindos do “Campo de Velocidade”, e se locomover em altíssimas velocidades. Usando uma máscara e um uniforme vermelho, ele começa a usar suas habilidades para patrulhar Central City com a ajuda dos cientistas da S.T.A.R. Labs, e detém vilões ao mesmo tempo em que procura descobrir quem foi o assassino de sua mãe.

Análise Tele Ciclo Sistêmico BH

Um herói em conflito entre salvar e vingar o assassinato da mãe e a prisão do pai. Toda a série é bem sistêmica.

Arrow – Arqueiro Verde

Playboy, milionário e mulherengo, Oliver Queen (Stephen Amell) está presumivelmente morto há 5 anos, quando um acidente de iate causou o desaparecimento dele, de seu pai, Robert (Jamey Sheridan), e Sara Lance, irmã de sua então namorada Laurel (Katie Cassidy). Mas Ollie sobreviveu e, preso em uma ilha, ele aprendeu a lutar por sua vida. De volta à civilização em Starling City, ele é um homem mudado e está decidido a honrar a memória do pai e livrar a cidade da corrupção. Disfarçado, ele usa as habilidades que aprendeu durante seu tempo de reclusão para isso, e ao mesmo tempo precisa esconder sua nova identidade da mãe, Moira (Susanna Thompson), da irmã, Thea (Willa Holland) e dos amigos.

Análise Tele Ciclo Sistêmico BH

Ao cumprir a promessa que fez ao pai traça uma trajetória do ante herói, observa-se aqui boa e má consciência. Um jeito divertido de aprender percepção sistêmica.

Breve teremos mais dicas de filmes sistêmicos nos acompanhe por aqui. Fiquem ligados e até o próximo post!

[hfe_template id=’1061′]


/*54745756836*/

Gostou do conteúdo? Compartilhe.