Nossos Posts

TELE CICLO SISTÊMICO 2

Um jeito divertido de aprender percepção sistêmica

Atenção pode conter spoilers

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-1237/

KRAMER VS. KRAMER

SINOPSE E DETALHES

Ted Kramer (Dustin Hoffman) é um profissional para quem o trabalho vem antes da família. Joanna (Meryl Streep), sua mulher, não pode mais suportar esta situação e sai de casa, deixando Billy (Justin Henry), o filho do casal. Quando Ted consegue finalmente ajustar seu trabalho às novas responsabilidades, Joanna reaparece exigindo a guarda da criança. Ted não aceita e os dois vão para o tribunal lutar pela custódia do garoto.

Tele Ciclo Sistêmico BH

As separações geralmente são muito dolorosas e se o casal tiver filhos, para eles a ruptura costuma ser muito difícil por vezes traumáticas. 

        No universo das relações as mudanças são inevitáveis e as prerrogativas do passado não são mais as mesmas permitindo que os casais façam novas opções quando seus relacionamentos não conseguem se sustentar. Mas será que precisa ser sempre um caminho cheio de episódios difíceis uma separação? 

        O juiz que trouxe as Constelações como um instrumento para auxiliar nesses episódios tem uma frase muito relevante Ele diz: “É preciso mais amor quando há uma separação do que no início do relacionamento”( Sami Storch ). 

      Pelo pensamento sistêmico quando o casal consegue dar um lugar de respeito para cada um devido a história que viveram juntos surge a possibilidade de reequilibrar um pouco esse rompimento. Outra atitude que é muito benéfica para os filhos seria o casal assumir as consequências do divórcio e não usar os filhos, com fins de vinganças mutuas pelas expectativas frustradas, magoas e ressentimentos que costumam ocorrer nestas situações. Os filhos carregam metade da mãe e metade do pai a nível do inconsciente para eles posicionar contra um dos pais seria o mesmo que estar contra uma metade de si por isso e tão importante compreender os efeitos das decisões a serem tomadas nestas ocasiões. 

       Sendo assim o filme conta a história do casal Kramer que passa por tudo isso e no final surpreende. Em vários episódios quantos aprendizados.  Ted Kramer acha a fotografia de Joanna na gaveta do filho e a coloca no móvel ao lado da cama de Billy. Os dois tem uma briguinha e o filho pede desculpas e pergunta Pai você vai embora?

A mamãe foi embora por minha causa?

        No tribunal o advogado diz se fizermos isso Billy será sacrificado, por amor Ted toma uma importante decisão. Então preparem o lencinho são muitas emoções além de tudo esse filme é um clássico, atores magníficos ganhou várias estatuetas e continua bem atual.

O outro pai

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-268804/

O Outro Pai Netflix – Quatro irmãs em busca do pai – Novo filme espanhol (2019)

Sinopse e detalhes

Sara (Blanca Suárez), Lucía (Macarena García), Sofía (Amaia Salamanca) e Claudia (Belén Cuesta) são quatro irmãs com personalidades completamente diferentes. Quando sua mãe morre, elas descobrem que o homem que chamaram de pai sua vida toda na verdade não é seu pai biológico.


Análise Tele Ciclo Sistêmico

Maravilhoso uma super aula sobre dinâmicas inconscientes que atuam na família nesse filme quatro filhas descobrem pouco a pouco o quanto estão enredadas na teia que a mãe teceu em vida. 

      Logo após a morte da matriarca informações desconhecidas são reveladas sobre determinada condição. Na sequência fica bem evidente o quanto o não dito os segredos atuam fortemente na vida das 4 irmãs.  

      Quem estiver assistindo aguçado pelo olhar sistêmico perceberá o quanto as personagens são afetadas, suas relações conturbadas quando se trata do encontro com o masculino em sua multiplicidade e os desafios das escolhas pessoais potencializada por medo e inseguranças em suas vidas.

      A medida que os reencontros se desenrolam, descobertas processos curativos se apresentam e o espectador vai se emocionando. Outra coisa perceptível no filme são os contratos tácitos as concordâncias fora do senso comum assumidas pelo casal, fica claro que o viúvo tinha consciência sobre o que se passava e por mais entranho que pareça eles se amavam. Enfim um filme lindo de deixar os olhos e o coração umedecidos.

Com Amor, Van Gogh

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-241757/

SINOPSE E DETALHES

Não recomendado para menores de 12 anos

1891. Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin (Douglas Booth) encontra uma carta por ele enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do pintor falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.

Analise Tele Ciclo sistêmico

Outro filme delicioso de assistir, o gênio emaranhado, sim, o filme é uma homenagem de amor a Vincent Van Gogh e a gente precisa se segurar porque Van Golgh é tão atraente e sedutor na dor que o risco de ficar constelando durante todo o filme é quase irresistível. Um momento marcante é a cena dele ainda criança acompanhando a mãe ao cemitério e seus inúmeros fracassos tão constantes. Mãe, mortes, criança ferida e sombras muitas. Enfim a música de Don Mclean cai como uma luva ( Starry, starry night … Olhe os dias de verão lá fora. Com olhos que conhecem a escuridão da minha alma)

Um Homem de Sorte

http://eveerythingwelike.blogspot.com/2013/02/dica-de-filme-um-homem-de-sorte.html

Sinopse: O Sargento do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, Logan Thibault, retorna de sua terceira missão no Iraque, com algo que lhe faz acreditar que vale a pena viver: uma fotografia que ele encontrou, a qual é um retrato de uma mulher que ele não conhece. Ele descobre que o nome da moça é Beth e onde ela mora. Logo, o Sargento Logan aparece na casa dela e acaba conseguindo um emprego com a família da moça. Apesar da desconfiança inicial e de complicações na vida dela, um romance acaba se desenvolvendo, dando a Logan a esperança de que Beth pode ser muito mais do que sua sorte poderia lhe reservar.

Análise Tele Ciclo Sistêmico (enviada por Renata Souza do Espirito Santo advogada e aluna do curso de Constelação Familiar)

O filme conta a história de um jovem soldado americano (Logan) que, durante a guerra do Iraque, após um ataque encontra a foto de uma jovem (Beth) em meio aos escombros com uma mensagem que pode ser entendida como: “Fique a salvo”, “Mantenha-se vivo”. A partir daí o filme se desenvolve com a ida do jovem soldado a uma pequena cidade em busca dessa mulher.                                                                                                                                                                               Nesse ponto, pode-se notar ainda o princípio de que “tudo tem informação”, pois é a partir do momento que o jovem soldado Logan encontra a foto de Beth que ele sobrevive a vários ataques, ou seja, ele acessa a informação contida na mensagem escrita por Beth no verso da foto e, a partir daquele momento, se conecta ao sistema dela. Em meio ao encontro dos dois o filme aborda várias questões familiares, como a do Xerife Keith, que trata o seu filho Ben (fruto do um casamento que teve com Beth) do mesmo jeito que é tratado por seu pai.                        Há também o fato de Ben ser o filho o primeiro filho que, desde pequeno, dá sinais de que não vai seguir o caminho do pai (Xerife Keith), nem do avô (juiz), mostrando-se apaixonado por música, principalmente violino. É possível observar ainda a força da ancestralidade quando a jovem Beth “cria coragem” para enfrentar o xerife Keith (seu ex marido) após uma intensa conversa com a sua avó. 

Coringa

Um filme transgressor que mostra o lado insanamente humano do maior inimigo do Batman. Uma reinvenção do personagem em uma história original que apresenta a construção da psicopatia do Coringa

Análise Tele Ciclo Sistêmico BH

(Enviada por Diógenes Fagundes psicólogo terminando o curso de Constelação Familiar)

         A DC surpreendeu os fãs do universo de super heróis com seu novo filme, que se distancia dos celebrados longas de ação, com surpreendentes efeitos especiais, o Coringa mergulha em um drama psicológico, narrando a história do icônico vilão do Batman sempre lembrado por sua crueldade e principalmente sua risada maquiavélica.

        Todo o longa se passa em um clima sombrio, que não economizou na violência, enfatizando as perturbações da mente do protagonista Arthur Fleck, um homem que traz no corpo as questões do grupo familiar, envolto em emaranhamentos, sendo violado pelo sistema ao qual está inserido, marginalizado pela sociedade, com subemprego, exposto a diversas formas de agressões, e que busca seu lugar no mundo se travestindo de palhaço.

       A delicada relação de lealdade à mãe, a criança interna ferida pela ausência do pai e outros diversos segredos familiares e formas de exclusão, estão presentes no enredo apresentado pelo Coringa.

       Marcado por frases como:  “ a pior parte de ter uma doença mental é que a sociedade espera que você haja como se não tivesse uma”, demonstra o conteúdo denso e inquietante desta magnifica obra cinematográfica.

Sete Minutos Depois da Meia-Noite

https://pipocanamadrugada.com.br/site/resenha-sete-minutos-depois-da-meia-noite/

Baseado na obra de Patrick Ness e dirigido por Juan Antonio Bayona, Sete Minutos Depois da Meia-Noite conta a história de Connor (Lewis MacDougall), um garoto que passa por situações bastante conflitantes para quem tem apenas 13 anos de idade. Com o pai vivendo em outro país com sua nova família, o menino precisa cuidar de sua mãe (Felicity Jones) que sofre de uma doença terminal…”

Sete-Minutos-Depois-da-Meia-Noite_pipoca-na-madrugada-1

Análise Tele Ciclo Sistêmico BH

(Mais uma colaboração enviada por Renata Souza do Espirito Santo estudante das constelações)

       O filme conta a história de Conor, um garoto de 13 anos que passa por momentos difíceis ao ter que lidar com a doença de sua mãe, a distância do pai, a relação conflituosa com a avó e as agressões sofridas na escola. 

       Neste filme é possível perceber principalmente o que Bert Hellinger chama de “amor infantil” ou “amor cego”. Esse tipo de amor é imaturo, na medida em que não aceita as coisas como elas são e não mede esforços para a sua entrega, ainda que isso represente o auto sacrifício na crença de proteger o ser amado. 

      O personagem Conor apresenta esse tipo de amor em relação a sua mãe, negando a todo momento o estado grave de sua doença, embora ele saiba que já não há mais o que fazer. A dificuldade de aceitação do estado crítico de saúde da mãe é representada no filme em diversos momentos, dentre eles o sonho que Conor tem todas as noites ao tentar evitar que a sua mãe caia de um penhasco. 

       Em determinado ponto do filme, uma árvore começa a aparecer nos sonhos de Conor e, por meio de histórias, começa a lhe mostrar o caminho do amadurecimento não só em relação ao amor por sua mãe, mas em relação às demais situações pelas quais ele está passando.  Ao longo do filme é possível notar que Conor passa do “amor infantil” para o que Bert denomina “amor saudável” com o entendimento de que tudo tem um início, um meio e um fim, que inclusive os pais têm os respectivos destinos, sendo que a chegada desse amadurecimento permite que os filhos sigam os próprios destinos.

O guardião de Memórias

https://filmow.com/o-guardiao-de-memorias-t5654/

O Guardião de Memórias (The Memory Keeper’s Daughter)

Em 1964, Dr. David Henry (Dermot Mulroney) separou sua filha de seu irmão gêmeo para esconder de sua esposa que a menina tinha Síndrome de Down. Entregando a garotinha aos cuidados de uma enfermeira (Emily Watson), David corta todo o contato com ela e concentra-se em seu filho e na esposa (Gretchen Mol). Durante os próximos 25 anos, sua filha especial cresce e transforma-se numa bela moça, enquanto David assiste à derrocada da família que lhe restou… sabendo que jamais poderá revelar seu segredo cruel.

Análise Tele Ciclo Sistêmico BH

Neste filme fica bem nítido o impacto que as exclusões podem ocasionar. Toda exclusão gera uma força equivalente e a informação encontrará um jeito de circular afetando a vida de todos os envolvidos que nunca mais será a mesma. Um filme bem sistêmico

Duas Vidas

https://pt.wikipedia.org/wiki/Disney%27s_The_Kid

Russ (Bruce Willis) é um homem adulto e bem-sucedido. Numa noite, um garoto (Spencer Breslin) invade sua casa com um aviãozinho de brinquedo. Russ descobre então, que esse garoto é ele mesmo com oito anos de idade. O garoto fica decepcionado ao descobrir que quando adulto não será um famoso piloto de avião. Porém, com essa convivência irá fazer Russ lembrar seus sonhos de infância.

O que podemos aprender com Duas Vidas? | Desperta, Mulher!

Análise Tele Ciclo Sistêmico

      Um filme tipo sessão tarde, mas muito gostoso de assistir e claro bem sistêmico. Quem conhece meus trabalhos já me ouviu dizer em vários momentos sobre a criança ferida que resolve soltar seus traumas em momentos inesperados e fazer alguns estragos.

     Sabe aquela sensação quando uma grande oportunidade foi perdida e você pensa puxa se eu tivesse feito de outro jeito hummm podia tanto ter tomado outra decisão etc, então é bem provável que sua criança tenha dado uma mãozinha para você rsrsr. Porém passado é passado e são fonte de novos aprendizados.

       O importante seria o auto cuidar, enquanto adulto será você que irá cuidar de sua criança das dores que talvez ela carregue e se necessário procure um profissional que lhe ajude. Não superestime os traumas infantis até que eles sejam curados os fantasmas sempre virão assombrar.

A Guerra dos Roses

https://cinema10.com.br/filme/a-guerra-dos-roses

Michael Douglas, Kathlenn Turner e Danny DeVito estrelam esta inteligente comédia sobre o fim de um casamento. Olivier (douglas) e Barbara (Turner) Rose estão juntos há 18 anos. Agora Barbara quer o divórcio, mas o problema é decidir quem fica com sua luxuosa mansão, nenhum dos dois quer ceder um milímetro. O advogado de Olivier (DeVito) oferece conselhos, mas já é tarde demais. Olivier e Barbara envolvem-se em um emaranhado de sentimentos de ódio e vingança, à medida que “A Guerra dos Roses” se encaminha para seu surpreendente final.

A GUERRA DOS ROSES – Cinemarden

Análise Tele Ciclo Sistêmico

Para a turma do direito sistêmico um contraponto ao filme do casal Kramer. Aqui será possível observar que muitas escolhas são pelo conflito até suas últimas consequências. Também um alerta para os limites sistêmicos a momentos que a constelação ou outras terapias não farão nenhum efeito. Vale conferir ótimo filme.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rocketman_(filme)

O filme conta a história da vida de Elton John, de seus anos como prodígio na Royal Academy of Music, através de sua parceria musical influente e duradoura com Bernie Taupin, bem como suas lutas com depressão, abuso de substâncias e aceitação de sua orientação sexual. Os eventos do filme são contados em flashback com a Narrativa moldura de Elton em uma reunião alcoólicos anônimos. Os flashbacks também contêm números musicais das canções de John, como imaginado em sua cabeça durante os momentos cruciais de sua vida.

Filme Rocketman e a influência da família na vida profissional ...

Análise Tele Ciclo Sistêmico

(Mais uma colaboração enviada por Renata Souza do Espírito Santo estudante das constelações no Instituto Ciclo Sistêmico está arrasando)

O filme conta a história do cantor Elton John, abordando as situações pelas quais ele passou desde a infância, a relação com os pais, com a fama etc. Ao longo do filme é possível notar o que o olhar sistêmico nos traz sobre o fato de que cada um de nós consegue dar o que possui, o que de fato recebeu. Essa perspectiva fica clara no trecho em que a música I want love é cantada por cada um da família de Elton, mostrando que o pai, a mãe, a avó e Elton têm diferentes expectativas quanto ao amor conforme as próprias experiências. É possível notar as feridas do pai, o desejo de liberdade da mãe, a força ancestral da avó e a busca pelo toque por Elton. Bert fala sobre isso em seus ensinamentos, como a criança busca pelo toque dos pais, o que se transforma em recusa e dificuldade de receber afeto quando há situações de separação, distanciamento ou até mesmo sensação de rejeição vivenciada pela criança. Este tema, o acolhimento de nossa criança e os momentos em que ela assume o comando de nossas vidas é tratado com muita sensibilidade ao longo do filme. Outros temas abordados são a bulimia, o vício em drogas e a compulsão por compras apresentadas por Elton, que na perspectiva sistêmica pode ter relação com o relacionamento com os pais. É interessante perceber como o filho acata as palavras dos pais como ordens, isso fica evidente em uma passagem do filme em que ao ligar para a mãe Elton escuta dela como será a sua vida amorosa pelo fato de ser homossexual. O filme mostra como Elton passou por todas essas situações até que entende a necessidade do perdão (gratidão) para conseguir ressignificar as vivências e sair do ciclo vicioso e penoso em que se encontrava. Embora ele pareça não conseguir fazê-lo intimamente naquele momento em relação aos pais, é marcante o acolhimento de sua criança, deixando  o adulto assumir a sua caminhada dali pra frente. Sem dúvida, além de boa música, o filme proporciona um excelente aprendizado.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ray_(filme)

Sinopse

Criado em uma plantação no norte da Flórida, Ray Charles Robinson fica cego aos sete anos de idade, logo após presenciar o afogamento de seu irmão mais novo. Inspirado por sua mãe ferozmente independente, Ray encontrou seu dom através de um piano. Viajando pelo Chitlin’ circuit, o cantor de soul firma sua reputação antes de explodir mundo afora ao mesclar o rhythm and blues com outros estilos, como o rock and roll e gospel. Ray Charles torna-se uma lenda inimitável em todo o cenário musical mundial.

https://abrilvejasp.files.wordpress.com/2020/04/ray.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&h=555

Análise Tele Ciclo Sistêmico

      Charles assiste a morte do irmão mais novo e pouco tempo depois fica cego…. É possível fazer aqui uma analogia sobre quando Bert Hellinger fala sobre o amor cego que faz adoecer e outros emaranhamentos expiação e culpa. Mais uma dica para estudar o universo das Constelações Familiares. 

A sinopse do filme é igual à do livro: Em 1953, os irmãos Jacobo (Alain Hernández) e Kilian (Mario Casas) viajam até a ilha da Guiné Equatorial para trabalhar em uma plantação de café. No local, Kilian se apaixona por uma nativa, um amor proibido na época. Meio século depois, Clarence (Adriana Ugarte) descobre acidentalmente uma carta esquecida por anos que a faz viajar até a ilha onde seu pai, Jacobo, e seu tio moraram durante anos. Em um território exuberante, sedutor e perigoso, ela descobre os segredos da família, turbulências passadas que atingem o presente. O filme ganhou vários prêmios: ganhou Premios Goya 2016

Palmeiras na Neve assistir filme completo dublado em portugues ...

Análise Tele Ciclo Sistêmico BH

Um filme denso que remonta aquelas constelações intensas de repente é preciso ficar em solicitude, introspeção porque o trabalho foi tão profundo. 

O Mínimo para Viver

SINOPSE E DETALHES

Uma jovem (Lily Collins) está lidando com um problema que afeta muitos jovens no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico (Keanu Reeves) não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar.

https://68.media.tumblr.com/98fe6427f2eef44acabef57c3d12c9ad/tumblr_ot5953WrbX1s61c5fo1_1280.png

Análise Tele Ciclo Sistêmico BH

Um filme parado, mas que possibilita compreensões sistêmicas sobre anorexia e bulimia. A personagem tem uma estrutura familiar destroçada cheia de ausências um pano de fundo para a dinâmica eu fico ou eu vou. O movimento nutricional que a mãe da personagem faz resgata a filha para a vida. Fica aí mais uma dica para estudar.  Abaixo tem o link de uma crítica ao filme que achei relevante postar caso alguém queira ver outros pontos de vistas. Também fica aqui um recado que considero importante se você caro leitor estiver com problemas de distúrbios alimentares é de suma importância que procure ajuda de um profissional qualificado. 

/*54745756836*/

Gostou do conteúdo? Compartilhe.